A imobiliária é a mediadora entre o proprietário e o inquilino. Mediador é uma terceira pessoa de uma relação que está presente com função de intervir e é responsável para negociação de termos e acordos.
Em quaisquer situações, devemos estar preparados para suprir as necessidades que possam surgir mediante a pré-definição de um acordo (o contrato de locação).
Recentemente ocorreu um caso em que tivemos que intervir como representantes do proprietário após o inquilino descumprir um acordo.
Quando se aluga um imóvel, um dos processos da locação (vigente a todo o tempo do contrato) é que o locatário se responsabilize por todas as despesas de consumo- como luz, gás e água. E para isso ocorrer de maneira tranquila, logo no começo da locação deve ser feito o processo de transferência de titularidade; que passa as contas para o nome de quem estará utilizando o imóvel.
Nesse caso específico, o inquilino não fez a transferência de titularidade; as contas permaneceram no nome do proprietário. Porém, pior que isso, ele não fez nenhum pagamento do consumo de água (sabesp), o que ocasionou um acúmulo de contas pendentes no nome do dono do imóvel.
Apenas quando o locador foi notificado pelo Serasa, sobre a existência de débitos altos, ficamos cientes de tal situação.
E como representantes do proprietário durante o período de locação, tivemos que tomar a frente para resolver, mesmo após o encerramento do contrato.
Primeiramente, entramos em contato com a sabesp para avaliar valores e datas das contas não pagas- e averiguar com o período de locação.
Em seguida, fomos atrás de todos os procedimentos para que a transferência de débitos fosse realizada.
Foi preciso marcar um agendamento presencial numa agência sabesp para resolver o assunto.
Como o proprietário não pôde ir, fomos atrás de todos os documentos necessários (cpf, rg, contrato de locação, escritura do imóvel) para validar uma procuração no cartório, com um de nossos funcionários como representante do locador.
Após a validação e a presença dos demais documentos, o processo foi bem simples: o atendente sabesp transferiu os débitos para o cpf do inquilino após verificar os documentos apresentados.
E assim, as cobranças foram transferidas para o locatário.
Para evitar esse tipo de problema, para ambos, é necessário que haja a transferência de titularidade e o pagamento devido das faturas mensais, relativas ao consumo feito.
Fonte: Laís M Azevedo