O Bom Retiro tem atraído muitos olhares e visitantes. É cada vez maior o fluxo de pessoas circulando no bairro durante semana e finais se semanas. Mas por quê? O que o bairro tem a oferecer?
O fenômeno da popularização da cultura coreana no Brasil iniciou-se em 2011 com o começo da circulação e conhecimento do k-pop pelo mundo.
Com certeza, a pandemia influenciou a consolidação dessa cultura- de modo a torná-la reconhecida em todos os aspectos de manifestação cultural: dança, música, filme, séries, comidas...a cultura coreana passou a ser mais consumida e propagada.
A Coreia do Sul investiu muito na produção desses conteúdos artísticos que, hoje, afetam outros países e indivíduos. E no Brasil isso reflete no aumento da procura de elementos relacionado à Coreia do Sul.
E o que poderia ser mais coreano no Brasil que o bairro formado pela colônia de imigrantes coreanos? O Bom Retiro reflete e moderniza-se de acordo com ondas pop que ocorrem na Coreia. Vemos isso através dos estabelecimentos aqui montados e modelos de comércio implantados.
Além de que o bairro não é coreano. Estamos no Brasil. O bairro torna-se um mix entre todos os imigrantes que estão e os que já passaram por aqui e o fizeram tão relevante como hoje- um polo de comércio e influência externa.
Se você quiser saber mais sobre o Bom Retiro e descobrir o que há nele, fica de olho no nosso instagram @expansaogarantida.
Fonte: Laís M Azevedo