A Dança Tradicional Coreana existe em 3 estilos principais: formal, folclore e criativo/ livre.
O formal é o mais tradicional entre eles; é um estilo de apresentações reais, castelos, cortes e dinastias. Era uma dança de elite real, realizada em cerimônias e festividades importantes. Danças do leque, Dança da paz e Dança das máscaras se encaixam aqui!
A dança folclórica era uma aproximação com o povo. Com cunho popular, ela representava o cotidiano, festas e reverências a xamãs.
O estilo criativo/ livre é mais moderno. Há liberdade de juntar culturas de fora, e a partir de outros estilos embutidos com o tradicional, criar algo novo e único.
Atualmente, a dança é realizada em todos os momentos cerimoniais para a cultura; momentos importantes para o país. Sem contar que se tornou um ponto de atração de fascínio dos visitantes e turistas, logo, é comum achar programações dessas danças como apresentações- e não tão num aspecto tradicional.
As danças são um ato de expressão religiosa, espiritual, de entretenimento e devoção à história, também podem ser protesto (como a dança das máscaras que criticava a elite).
De qualquer forma, hoje em dia as apresentações são muito mais exposições do que uma “intervenção” para passar uma mensagem. Mas mesmo assim são um meio de manter a cultura e tradição de anos.
Fonte: Laís M Azevedo