A maioria dos imóveis que gerenciamos encontram-se no bairro do Bom Retiro-SP. Em vista disso, trazer imersão a aspectos do bairro para o leitor que está interessado, torna-se uma experiência útil, curiosa e informativa. Por isso, aqui se inicia a série ''Conhecendo Bom Retiro'', em que a cada texto tenta explorar e apresentar a região central de São Paulo.
Primeiramente, é importante mencionar que o Bom Retiro está localizado na área central de São Paulo, próximo de outros bairros de certa relevância (como Brás, Mooca, Barra Funda, Luz). O fato de estar centralizado na metrópole traz a tona a sua formação sócio-espacial; que se relaciona com questões de imigração, multiculturalismo, indústria têxtil e comércio.
A Revolução Industrial, historicamente, deu abertura para a vinda de muitos imigrantes- principalmente italianos. Esses vieram para região sudeste e começaram a instalar fábricas relacionadas a indústria têxtil. Os italianos deram origem a uma das mais marcantes características do bairro: as confecções.
Ao decorrer do tempo, muitos mais imigrantes vieram ao Brasil: italianos, gregos e judeus tomaram influencia significativa nessa região. Gregos com sua influência culinária, e judeus somados aos italianos no comércio de vestuário. Logo mais, uma parcela considera de bolivianos e latinos também agregariam à diversidade cultural. E, com o passar do tempo, a colônia coreana foi estabelecida no bairro, e inovou o comércio e produções de roupas- tendo lugar significativo no bairro. Os imigrantes mudaram a dinâmica da região, atuando diretamente nas transformações que o Bom Retiro sofre até hoje.
Sabe-se, então, que a região se consolidou e formou com grande influência de confecções e moradia de imigrantes. Todavia, hoje em dia, um fator que tem apresentado destaque para o Bom Retiro é a forte influência cultural asiática (boliviana e judaica, porém, com menos protagonismo). Cafés, bares, restaurantes e lugares de lazer de ascendência coreana tem dado muito prestígio e turismo ao bairro.
Em um ponto de vista estrutural, o Bom Retiro não é uma região nova- é área central de São Paulo. Portanto, os imóveis não apresentam uma arquitetura moderna; como em bairros mais recentes. Desse modo, nem todos os imóveis aqui serão valorizados quanto a qualidade estrutural. Bairros muito mais novos e distantes do centro possuem um alto valor de aquisição. Mas ao escolher o Bom Retiro, é importante considerar todo o valor histórico, cultural e sócio-espacial, e sua grande atuação comercial e social.
Fonte: Laís M Azevedo