- Burocracia- benefícios, segurança
O que é burocracia? E qual seu sentido em nossas vidas?
Burocracia é um termo que consiste em um agrupamento de pessoas que resolvem e aplicam-se à organização para atuar em determinada situação, e um dos pilares da burocracia é a hierarquia.
Burocracia envolve um conjunto de pessoas dispostas a contribuir para a equidade em resoluções de problemas e conflitos existentes.
É um benefício que visa a organização para a adequação de determinados objetivos.
Ou seja, é um processo em que as pessoas seguem leis e comando que tem como finalidade resolver um problema, ou manter estável, em uma situação.
Para que isso ocorra é preciso que as pessoas colaborem e estejam dispostas a seguir regras, leis e procedimentos indicados por superiores.
Para muitas pessoas a burocracia é algo negativo; talvez porque não compreenda que a demora de um processo ou a demora na tomada de providência precede uma decisão bem elaborada.
Quando se trata de regulamentos e regras, todo e qualquer cuidado e análise é essencial para que haja justiça e verdade. Acelerar ou questionar esse processo demonstra certa ignorância e pouca confiança na decisão superior pautada em normas.
Mas sempre bom lembrar que cada caso é um caso. Podem haver exceções diante desse processo. Mas de modo geral, a burocracia não é ruim a partir do momento que busca equidade mediante determinada situação.
O que você acha?
Fonte: Laís M. Azevedo