Como já foi citado inúmeras vezes, o bairro do Bom Retiro teve sua origem devido à centralização de um processo comercial, resultado da imigração de várias colônias para a região "central" de São Paulo.
Em suma, o bairro originou-se num modelo comercial; que concentra- até hoje- muitas lojas e galpões de produção têxtil, lojas fornecedoras.
Porém, acredito, que com o passar do tempo, o bairro foi apresentando aspectos que ultrapassaram o "fornecer" e começou a atender o "servir" local.
Por exemplo; um bairro que antes atraía pessoas que tinham interesse apenas em reabastecer estoque de mercadoria [em sua maioria, relacionada ao ramo de roupas], hoje, o Bom Retiro atraí pessoas porque consegue suprir com as necessidades de realização em vias de exploração de interesses da cultura em que foi formado.
Hoje, o bairro utiliza a sua formação como fonte de comércio! Suas tradições e costumes tornaram-se um produto que valoriza o bairro.
E onde entra o residencial nisso tudo?
Simples: quando você consome ou frequenta muito um polo, tende a mudar-se mais perto do mesmo.
Desse modo, podemos concluir que o Bom Retiro é um bairro comercial residencial; um bairro que se mantém primordialmente pelo comércio, e que o aumento de demanda de residência é resultado das relações comerciais e socioculturais locais.
Fonte: Laís M Azevedo