Quando recebemos a cota condominial, que para cada administradora apresentará um layout específico, há áreas importantes a serem observadas e informações que vão ser usadas para a cobrança do boleto.
Informações presentes quanto ao destinatário:
+nome do condomínio
+endereço específico (com unidade)
+nome e CPF do titular- que geralmente vem no nome do proprietário, mas há casos em que vem em nome do condômino (pagador)
+beneficiário- que é o nome e dados do condomínio
Informações presentes quanto ao valor cobrado:
>Muitas vezes o boleto apresenta uma série de valores, como apresentação de um cálculo. Porém, a parte significativa e relevante está separada, indiada por ''Discriminação das Verbas'' (em muitos casos, o boleto apresenta diretamente essa parte; que é a descrição do que está sendo cobrado). Nessa descrição podem existir valores que indiquem:
-taxa condominial
-sabesp (quando água é cobrada junta)
-13º dos funcionários
-fundo de benfeitoria/ obras/ reserva
-rateios/ manutenções
-garagem ou danos adicionais
São esses índices que vão formar o valor total presente no boleto. Mas, como já visto anteriormente, há distribuição de gastos entre inquilino e proprietário. Então, nem sempre o valor no boleto, será o valor completo a ser pago pelo locatário.
Sem contar que, quando a cobrança chega ao inquilino (através de nossos trabalhos) ele é cobrado também do aluguel disposto ao locador. Mas, é a partir dessa observação que a cobrança é feita.
Fonte: Laís M Azevedo