A ação renovatória da locação é uma parte da lei direcionada a donos de comércio/ propriedades com fins não residencial e é a possibilidade de renovação automático de contrato.
Isso pode parecer nada, mas quando analisamos um cenário em que a localização do imóvel é importante para o comércio, a disputa por locação é gigante. Garantir-se nesse espaço é um trunfo diante da competição por localidade.
E por isso existe na lei uma ajuda para prosseguir a locação, mas há algumas condições. O inquilino deve fazer por merecê-lo.
Está na lei que ao fim do contrato, o inquilino presente seja o primeiro a receber a oportunidade de renovação e prolongação do contrato. Mas há casos em que a renovação é feita automaticamente; casos que o locatário é excepcional!
São comportamentos como aluguel em dia, compromisso com encargos da locação, cuidado com o imóvel e respeito e cumprimento às partes do acordo presente no contrato de locação que tornam o inquilino perfeito para a renovação do contrato.
E isso é muito importante devido à concorrência de espaço. Tomando como exemplo nosso bairro, Bom Retiro. Um comércio de vestidos de festa ganhará muito mais visibilidade se estiver em ruas como José Paulino, Italianos, Aimorés; por isso são regiões mais disputadas por logistas devido a uma localização estratégica.
Então, resume-se em saber o valor da sua locação e cuidar dela para benefício próprio.
Fonte: Laís M. Azevedo